Antropologia e Mitologia
- Publicado em Topicos
- tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
- Imprimir
A Antropologia e a Mitologia são partes fundamentais nestes estudos. Através da Antropologia estudamos as grandes culturas do passado, povos já desaparecidos, mas que não morreram. Seu ensinamento, sua cultura, suas divindades e conhecimentos ainda permanecem e são válidos para todo estudioso que queira conhecer e com profundidade compreender sua própria origem.
Estudar e descobrir as verdadeiras origens de nossa raça, desde as primeiras Raças Polar, Hiperbórea, Lemur, distantes na aurora da origem de nosso próprio planeta, até nos aproximarmos da desaparecida civilização Atlante, cujos vestígios ainda permanecem... e o que dizer da atual Raça Ária, como foi sua origem?
Grandes e enigmáticas culturas, como a Védica, situada na antiga Perlândia, Índia, resgatam seus ensinamentos através dos sagrados textos conservados na linguagem sânscrita, como os Vedas e Puranas; escritos épicos, como o Ramayana ou poemas como o Mahabharata, o Bhagavad-guita etc., épocas gloriosas onde os deuses conviviam com os homens e lhes ensinavam... Lugar onde até hoje os templos e os gravados antigos mostram um conhecimento que vai além do tempo e espaço... ensinamentos dos grandes deuses Brahma-Vishnu-Shiva e suas consortes Parvati Shakti, dos de mil nomes, o deus Ganesha... divindades que são veneradas até os dias de hoje...
Penetrar na hermética e arcana Cultura Egípcia... com suas divindades, Osíris Rá, Senhor da Eternidade, Isis, sua amada esposa... Hórus, Thoth, o mensageiro, o deus Anúbis com cabeça de chacal, a Eneada egípcia e seus mistérios ligados ao cosmo. Grandes faraós e rainhas como Kefren, Thutmosis I, construtor do Vale dos Reis, Seti I e a reina Tuya, Ramsés II que nos deixou um grande legado e grandes construções de templos como Abu Simbel, dedicado a sua esposa e rainha Nefertari.
Estudar suas portentosas e gigantescas pirâmides, que também podem ser encontradas em outras culturas distantes no espaço, cuja perfeita geometria e matemáticas ainda não podem ser explicadas pelos investigadores. E não somente isso... o que dizer de seus imponentes templos, das múmias conservadas em perfeito estado, dos grandes conhecimentos médicos, da vida e da morte, que ainda permanecem em papiros, escritos hieroglíficos, gravados... muitos deles ainda indecifrados...
Também outros Povos sábios, grandes astrônomos como os Astecas, Maias, “os Senhores do Tempo”, que deixaram plasmados profundos conhecimentos em estelas, gravados em pedra e seus famosos calendários com cálculos e predições estelares vigentes até os dias de hoje... suas perfeitas cidades e observatórios astronômicos... e também o legado de outros povos do México antigo, como os Olmecas, Toltecas, Zapotecas...
É admirável a sabedoria dos deuses e deusas da cultura Greco-Romana, tais como Zeus-Júpiter, Hermes-Mercúrio, Athenea-Minerva, Marte-Ares, Vênus-Afrodite, Apolo, Vulcano... que guiavam, protegiam, ensinavam e educavam os homens para que realizassem grandes façanhas. Heróis como Perseu e Hércules que lutaram contra si mesmos, e em suas aventuras e relatos míticos deixaram um profundo ensinamento de grande atualidade para o homem que tem anelos de se autoconhecer...
Igualmente, nos aprofundamos na antiga cultura Celta, na sabedoria druídica, onde grandes homens ligados às forças vivas da natureza, das quais adquiriam seu poder e conhecimento, sua magia etc. ainda sobrevive ao longo dos séculos... Com seus míticos personagens e deuses descendentes dos Thuathas de Danaan, seres feéricos de arraigada tradição nos países do Norte da Europa.
E da herança deixada por grandes personagens da época Arturiana, o Rei Artur e da Rainha Ginebra, juntos aos cavaleiros da Mesa Redonda, tais como Parsifal, Galahad, Bors... homens que, com pureza de coração, saem em busca do Santo Graal, muito mais próximos em sua época com seus ensinamentos baseados em uma Fraternidade terrestre celeste, incompreendida pela história... Pode-se dizer que as culturas do passado não morreram, e sim que muitas delas ainda estão vivas, são vigentes para o homem atual, e seu estudo nos dá muitas chaves que nos ajudam a compreender nosso presente, assim como a resolver muitos dos problemas que enfrentamos nesta sociedade atual em que vivemos... somente temos de descobri-las, vivê-las, resgatar seus ensinamentos e torná-los nossos.
Todos temos uma herança destas culturas que nos precederam, e ainda que muitas vezes somente conhecemos uma parte desse legado, seja através do folclore, da língua, tradições, lendas, mitos... perdemos as raízes e o sentido de tudo isso.
Por isso, convidamos você a encontrar esse nexo que nos une e nos orienta às nossas verdadeiras origens, como o fio de Ariadna que nos guia no labirinto da vida... e assim com o conhecimento de nossas próprias origens poder encontrar e dar respostas para as perguntas existenciais que o ser humano sempre projetou ao longo de sua vida: quem sou? De onde venho? Para onde vou? Qual o sentido da existência?