Metodo Practico

Enfoque Práctico

Temos de destacar que estes estudos são essencialmente práticos. O objetivo principal do C.E.A. é o conhecimento de si mesmo, ou seja, descobrir qual é nossa própria realidade psicológica, o que somos, nossa forma de pensar, sentir, atuar etc. e saber diferenciar o que se expressa em nosso interior a cada momento. Para isso, contamos com diferentes práticas que, de forma simples, nos ajudarão a amadurecer física e emocionalmente, a discernir e controlar nossos estados mentais e emocionais ao longo do dia, e a nos mantermos alertas e atentos ao que ocorre em nosso interior.

Buscamos conhecer nossas limitações, nossos erros e equívocos que todos cometemos em nosso dia a dia... mas também buscamos descobrir nossas capacidades, potenciais, valores reais etc. Aprendendo a aceitar a nós mesmos como 1º passo para podermos mudar e melhorar, assim como nos desenvolvermos de forma íntegra e global.

No entanto, este conhecimento só pode ser adquirido de forma prática, pois é diferente e particular para cada pessoa. De nada serviria conhecer muitas teorias se não são aplicadas na realidade de cada pessoa de forma individualizada.

Na Psicologia do Autoconhecimento nos dedicamos a descobrir o que somos, aprendendo a diferenciar, discernir... aqueles aspectos interiores e de expressão, tais como a personalidade, o caráter, os estados, as emoções, os pensamentos, os desejos, os anelos etc. para vermos e descobrirmos o que somos na realidade, e também em relação às pessoas... e não o que aparentamos e mostramos ser para os demais.

Mas isto não se consegue apenas com boa vontade, ou querendo ser diferente... necessitamos de chaves e ferramentas que nos ajudem no momento de enfrentarmos esse vasto e desconhecido mundo interior.

Práticas como a auto-observação, a atenção dirigida, o relaxamento, a concentração... são básicas para entrarmos no amplo mundo da prática da meditação Zen Zazen. Aprofundar mediante técnicas de visualização, mantralização, Pranayamas ou manejo das energias dentro do organismo humano etc.

Igualmente, exercícios psicofísicos que nos favorecerão para manter uma psique e corpo ágeis e saudáveis. Práticas que nos ajudam no despertar da consciência e no desenvolvimento interior, no despertar dos chacras, vórtices energéticos... sem esquecermos daquelas técnicas que nos ajudam a melhorar nossos relacionamentos com os demais, nossas habilidades sociais, a empatia e a comunicação.

Também aprender a transformar impressões, a não nos identificarmos com os eventos externos, a utilizar a imaginação consciente e a criatividade... recordando que todos os conhecimentos que explicamos podem ser vivenciados dentro de cada um.

Sem dúvida, podemos dizer que o conhecimento de si mesmo é o fundamento de nossa vida como seres humanos, e nos ajuda a encontrar o sentido e motivo de nossa existência e, portanto, a prática da meditação com a ajuda da mantralização, dos Pranayamas, exercícios psicofísicos etc. são o fundamento que nos ajudará a alcançar nossos objetivos, que por sua vez nos levará a vivência plena como seres humanos equilibrados e evoluídos.